Diretor-presidente interino da Vale trabalha há 10 anos na empresa
Ele ocupava o cargo de diretor-executivo de Metais Básicos
Eduardo Bartolomeo foi nomeado diretor-presidente interino da Vale por seu Conselho de Administração. Eduardo Bartolomeo é um executivo sênior que, de acordo com a mineradora, possui sólida experiência em operações integradas de "bulk commodities", "supply chain", e "turnaround" de negócios, em liderar operações complexas e estabelecer uma cultura de excelência operacional.
Bartolomeo possui experiência de 10 anos na Vale, já tendo exercido a posição de diretor-executivo de Logística, Operações Integradas de Bulk Commodities (minério de ferro, carvão e manganês) e mais recentemente como diretor-executivo de Metais Básicos. Foi também membro do Conselho de Administração, do Comitê Financeiro e do Comitê de Governança, Conformidade e Risco da Vale entre 2016 e 2017. Ele trabalhou na Ambev entre 1994 e 2003, tendo exercido funções executivas, sendo a última como diretor de Operações. Possui também experiência como diretor-presidente e conselheiro em outras empresas, ainda segundo informações da Vale.
"A escolha de Eduardo Bartolomeo, diretor-executivo mais experiente da Vale e com sólida carreira dentro e fora da companhia, seguiu o processo sucessório da Vale de acordo com o plano de interinidade previamente discutido pelo Conselho de Administração. Sua escolha está alinhada com o objetivo de trazer um executivo sênior para garantir estabilidade às operações da Vale e de dar continuidade ao processo de indenização, reparação e mitigação dos efeitos do rompimento da Barragem I da Mina do Córrego do Feijão. Eduardo Bartolomeo, reconhecido por acumular experiências distintas e ao mesmo tempo conhecer o negócio da Vale, manterá um diálogo aberto e transparente com os diversos stakeholders da companhia", destaca o informativo da Vale sobre seu novo diretor-presidente interino.
Executivos afastados
A Vale informou que, ao final de sexta-feira passada (01/03), seu Conselho de Administração recebeu do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da Polícia Federal e da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais a Recomendação nº 11/2019 com considerações e recomendações sobre afastamento de alguns executivos e colaboradores nos diversos níveis organizacionais da companhia.
De acordo com a mineradora, seu conselho manteve reuniões durante a noite de sexta-feira e a manhã de sábado (02/03) incluindo interações com executivos da companhia. Durante as suas discussões, o conselho recebeu, dos próprios executivos Fabio Schvartsman (diretor-presidente), Gerd Peter Poppinga (diretor-executivo de Ferrosos e Carvão), Lucio Flavio Gallon Cavalli (eiretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos e Carvão) e Silmar Magalhães Silva (diretor de Operações do Corredor Sudeste), os pedidos de afastamento temporário de suas funções, que foram imediatamente aceitos.
O Conselho de Administração acionou então o plano de interinidade previamente discutido, que incluiu a nomeação de Eduardo de Salles Bartolomeo (que no momento era diretor-executivo de Metais Básicos) como diretor-presidente interino da Vale.
Claudio de Oliveira Alves, diretor de Pelotização e Manganês, ocupará interinamente a função de diretor-executivo de Ferrosos e Carvão, e Mark Travers, diretor Jurídico, de Relações Institucionais e Sustentabilidade de Metais Básicos, ocupará interinamente a função de Diretor-Executivo de Metais Básicos.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025